Quando nos deparamos com a necessidade de comprar equipamentos de combate a incêndio, principalmente os extintores de incêndio, o primeiro pensamento é “quanto isso irá custar?”. Pensando nisso, a Hiper Fire elaborou algumas dicas para auxiliar você síndico ou proprietário a economizar, mantendo a qualidade e segurança do seu patrimônio e ocupantes.
1 – Busque um profissional para um projeto personalizado
A primeira etapa é buscar um profissional para realizar uma visita técnica, a fim de conhecer o local e verificar quais os equipamentos de combate a incêndio mais adequados para o local, afinal cada imóvel tem suas particularidades.
A princípio pode se pensar que contratar um profissional logo de início seja um gasto a mais, porém esse projeto já é exigido para a solicitação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e pode te ajudar a poupar muitos gastos se ao invés de contratá-lo, você primeiro comprar alguns equipamentos que julgar úteis.
2 – Elaboração do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP)
Com o profissional contratado, será elaborado o projeto de incêndio, o qual irá descrever o que o proprietário/síndico terá que adquirir para adequar-se à legislação vigente.
Assim, você poderá saber por exemplo quantos extintores de incêndio serão necessários e como deverá ser feita a instalação da sinalização de emergência e da iluminação de emergência.
3 – Escolha empresas certificadas pelo INMETRO e sem reclamações de consumidores
Com o projeto em mãos, agora é a hora de buscar uma empresa para a aquisição dos equipamentos de combate a incêndio. Para isso, busque a história da empresa e verifique se essa está registrada no INMETRO e se possui alguma reclamação vinculada aos sites de reclamação do consumidor ou ao Procon, assim você evita dores de cabeça. Isso porque o Corpo de Bombeiros exige que os equipamentos de combate a incêndio tenham os selos do INMETRO. Ainda, optando por uma empresa sem reclamações, você sabe que terá um bom atendimento pós-venda.
4 – Realize manutenções preventivas
Os equipamentos de combate a incêndio devem passar por manutenções periódicas, com o intuito de que se mantenha o seu correto funcionamento. Especialmente os extintores de incêndio devem passar por manutenções preventivas, ou seja, com uma periodicidade menor e visualmente, objetivando verificar possíveis alterações nas válvulas, no selo, na validade, na pintura e na pressão do agente extintor.
A manutenção preventiva do extintor de incêndio irá poupar grandes gastos futuros e garantir maior segurança.
Conte com a Hiper Fire para um orçamento adequado e com excelente custo X benefício para você síndico/proprietário, entre em contato com a nossa empresa que é credenciada pelo INMETRO e está há mais de 10 anos no mercado ajudando você a manter seu patrimônio e seus ocupantes seguros e tranquilos!
Leia também: Manutenção preventiva sistema de incêndio: o melhor custo X benefício – Hiper Fire Extintores SP
Gostou do post? Para mais dicas acesse nosso blog e acompanhe as publicações quinzenais que são realizadas.