Muitos pensam que as portas corta-fogo são simplesmente portas que impedem a passagem do fogo de um local para outro, mas há algumas curiosidades que muitos não sabem…
OS MATERIAIS QUE SÃO UTILIZADOS EM SUA PRODUÇÃO
Os materiais empregados na fabricação da porta, bem como seus componentes (folha, batente, ferragens e seus elementos de fixação), devem atender às exigências mínimas indicadas na norma NBR 11742. Ou seja, não é porta como qualquer outra, pois precisa ter elementos pré especificados nas normas de segurança, a fim de manter seu adequado funcionamento.
DEVE CONTER DIZERES DE SEGURANÇA
As portas corta-fogo, quando instalada, deve conter uma informação na folha da porta, no sentido de fuga, entre 1,60m e 1,80 do piso, com fundo branco e letras verdes ou vice-versa, a qual é “PORTA CORTA-FOGO É OBRIGATÓRIO MANTER FECHADA”.
O letreiro pode ser uma placa, etiqueta auto adesiva ou uma impressão na própria folha, com formato retangular, com a maior dimensão na horizontal e área mínima de 75 cm.
AS PORTAS DEVEM SEMPRE ESTAR FECHADAS
Muitas pessoas acham que as portas corta-fogo devem ficar abertas no sentido de facilitar a saída durante uma evacuação, porém NÃO, muito pelo contrário, as portas para saídas de emergência devem permanecer SEMPRE fechadas, com o auxílio do dispositivo de fechamento automático, e nunca trancadas a chave, no sentido de evasão.
Isso porque se a porta for mantida aberta, durante um princípio de incêndio, o fogo e a fumaça podem conseguir passar dificultando a evacuação e a movimentação fora do local do princípio de incêndio.
Porém, há raras exceções, nos casos particulares, em que a rota de fuga também é utilizada para circulação normal de pessoas, a porta pode permanecer aberta, desde que seja equipada com dispositivo que assegure a sua liberação por um sistema de detecção automático de incêndio e por um sistema de alarme de incêndio, que ademais devem estar equipados com acionadores de abertura manual.
A PORTA CORTA-FOGO NÃO PODE CONTER CALÇOS
As portas corta-fogo NUNCA devem conter calços ou outros objetos que impeçam o livre fechamento da porta, isso é terminantemente proibido segundo a NBR 11742.
O fechamento da porta deve ocorrer em um tempo mínimo de 3s e máximo de 8s. quando aberta em um ângulo de 60°, o que seria mais ou menos até a metade.
A PORTA DEVE SER FABRICADA COM MATERIAIS E ACABAMENTOS ADEQUADOS
A porta corta-fogo deve passar por um processo de verificação de compatibilidade entre os diferentes materiais utilizados em sua produção, para que sejam evitadas reações que provocam deterioração do conjunto. Além disso, o material que a compõe deve ser um material incombustível.
Ainda, a porta corta-fogo deve passar por um processo de acabamento para não apresentar cantos vivos cortantes que possam provocar ferimentos ao usuário, quando em sua utilização normal.
Você conhecia essas curiosidades? Não? Aproveite para ficar ainda mais informado com o nosso Blog, onde você pode encontrar dicas, curiosidades e se manter ainda mais por dentro das novidades do mundo da segurança anti-incêndio e dos equipamentos de combate a incêndio.
Busca por uma empresa de confiança para o seu projeto? É COM A HIPER FIRE!
Leia Também:
Tipos de porta corta-fogo, você sabe quais são? – Hiper Fire Extintores SP
Portas corta-fogo: equipamento essencial nos edifícios residenciais – Hiper Fire Extintores SP
Manutenção de portas corta fogo: atente-se aos detalhes desse equipamento de combate a incêndio – Hiper Fire Extintores SP