Tipos de Extintores de Incêndio

Incêndios domésticos

Os incêndios domésticos são acidentes muito perigosos, que colocam em risco a vida dos moradores e de todos que se encontram próximo ao local, não só por causa do calor das chamas, mas também pela fumaça tóxica liberada. Além disso, as vítimas perdem todos os bens materiais que foram conquistados com muito trabalho, esforço e suor.

A precaução de ter um extintor de incêndio pode evitar sérios danos e perdas. Mas, antes de qualquer coisa, é necessário saber que existem diferentes tipos de extintores e cada um é adequado para um tipo de incêndio.

Extintores de Incêndio

Para que ocorra a combustão são necessários três fatores: combustível, elevação de temperatura e comburente. Para acabar com o fogo é preciso que, ao menos um desses fatores, seja reduzido ou eliminado.

Extintores de incêndios são cilindros de metal que contém agentes extintores, como: espuma, pó-químico, água ou dióxido de carbono. Cada tipo de incêndio tem um extintor apropriado, confira a seguir!

Classe A

Fazem parte desta classe os incêndios produzidos a partir de materiais que deixam resíduos quando queimados, como: tecido, papel, madeira e fibra.

Extintor: extintores de Água Pressurizada e Espuma Mecânica.

Classe B

Incêndios que tem como combustível: sólidos que se liquefazem para entrar em combustão ou líquidos e gases inflamáveis. Com por exemplo: parafina, gás de cozinha (GLP), gasolina e óleo.

Extintor: extintores de Pó Químico Seco, Espuma Mecânica e Gás Carbônico.

Classe C

Os que são gerados por equipamentos elétricos energizados, como: cabos, geradores, motores, etc.

Extintor: podem ser utilizados os extintores de Pó Químico Seco e de Gás Carbônico.

Classe D

Incêndios resultantes da combustão de metais pirofóricos, caracterizado pela queima em altas temperaturas.

Extintor: extintores de Pó Químico (especial).

Como Funcionam os extintores

Extintor de Água Pressurizada

A extinção do fogo, através deste extintor, é por resfriamento.

Observação: quando houver presença de líquidos inflamáveis e eletricidade, é proibido utilizar este tipo de extintor.

Extintor de Pó Químico Seco

Estingue o fogo por abafamento, eliminando um de seus combustíveis, o oxigênio.

Extintor de Espuma Mecânica

Resfria e neutraliza o agente químico.

Extintor de Gás Carbônico

Elimina o fogo por abafamento, não conduz eletricidade e não danifica o equipamento.

Como Utilizar

Utilizar um extintor é muito simples e todos devemos saber! O primeiro passo é liberar a mangueira que está fixada no gatilho, depois disso, retire trava de segurança, pressione a alavanca e mire sempre diretamente no combustível e não nas chamas.

Cuidados

Para garantir o bom funcionamento dos extintores, é necessária uma manutenção constante.

A manutenção de nível 1 ou inspeção é uma inspeção realizada no extintor de incêndio, onde não é necessária a desmontagem do equipamento e que tem como finalidade verificar se o extintor está funcionando em condições normais.

A manutenção de nível 2 (recarga) é a substituição ou reposição da carga do agente extintor, tendo sido utilizado ou não. E a manutenção de nível três, também chamada de reteste, é o substituição da carga e a realização de ensaio hidrostático no cilindro do extintor.

Segurança

Com essas dicas simples, você garantirá sua própria segurança e a de sua família, além de evitar grandes prejuízos e perdas materiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá, podemos te ajudar?