Inspeção e manutenção de mangueiras de incêndio

Por que realizar a inspeção e a manutenção de mangueiras de incêndio – Norma ABNT NBR 12779

A norma ABNT NBR 12779 regulamenta que as mangueiras de incêndio devem ser inspecionadas a cada 6 meses e que o teste hidrostático deve ser realizado a cada 12 meses, a fim de verificar se há a necessidade de manutenção dos equipamentos.

A inspeção visa verificar a adequação do comprimento da mangueira de acordo com a área a ser coberta, a presença de desgaste (principalmente na região do vinco), manchas e resíduos de substâncias químicas, revestimento externo solto, problemas no acoplamento da mangueira e do hidrante, deformidade e problemas de vedação nos locais de união e ausência de marcação de acordo com a norma ABNT NBR 11861. A partir desses passos, o equipamento será designado ou não a procedimentos de manutenção. A manutenção engloba o teste hidrostático (mede a força e a integridade estrutural), reparos, reempatação, limpeza e secagem.

Portanto, o enquadramento nas normas e o cuidado com os equipamentos, assegura que o local estará protegido diante de emergências. Ainda, é fundamental que a mangueira utilizada esteja apropriada ao local de instalação, sendo residencial, comercial ou industrial.

Para isso, a HiperFire Extintores é uma empresa capacitada que oferece os serviços de inspeção das condições e manutenção de acordo com a norma, mantendo os seus equipamentos dentro das exigências do Corpo de Bombeiros e das seguradoras.

REFERÊNCIA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12779: Mangueiras de incêndio – inspeção, manutenção e cuidados. Rio de Janeiro, 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá, podemos te ajudar?