O teste hidrostático em mangueiras de incêndio é um procedimento realizado por empresa certificada pelo INMETRO, com o intuito de verificar a necessidade de manutenção da mangueira de incêndio a partir das suas condições físicas e estruturais.
Esse teste deve ser feito com a periodicidade rígida e obrigatória a cada 12 meses, conforme a NBR 12779, garantindo o completo funcionamento da mangueira de incêndio em uma eventual necessidade. Ainda, a cada 6 meses a mangueira de incêndio deve passar por uma inspeção visual, para verificar desgastes visíveis como cortes, furos, rasgos etc. No entanto, há casos em que a mangueira de incêndio fica exposta a produtos químicos abrasivos, grandes variações de temperaturas e umidade que podem danificar o equipamento, sendo recomendado inspeções com períodos mais curtos que 12 meses.
Quando feito por empresa responsável, registrada e qualificada, ao final do teste o equipamento deve ser etiquetado com os dados da empresa que realizou o procedimento, os dados da mangueira de incêndio (características e especificações), data do teste e aprazamento do próximo teste.
Mas você sabe porque o teste hidrostático em mangueiras de incêndio é tão importante?
As mangueiras de incêndio sofrem degradação e abrasão do revestimento interno devido a alta pressão da água que passa no interior do equipamento. Com o teste, é possível verificar o nível desse desgaste e a necessidade de troca e manutenção de componentes da mangueira de incêndio.
A partir do teste, o qual é feito utilizando água, o responsável analisa se há vazamento nas extremidades ou anéis de ligação.
Ainda, a execução do teste seguindo sua periodicidade e as demais manutenções nos equipamentos de combate a incêndio garantem a segurança e impede problemas futuros com o Corpo de Bombeiros na solicitação ou renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e em fiscalizações surpresas.
Afinal, como é feito o teste hidrostático em mangueiras de incêndio?
- Inicialmente é feita a inspeção visual, buscando por sujidades, restos de produtos químicos, rasgos ou alterações na marcação original do fabricante. Em alguns casos, a mangueira pode reprovar já no teste visual;
- Depois, passamos para o teste hidrostático propriamente dito. Nele, utilizamos uma máquina específica na qual a mangueira de incêndio é acoplada em uma das extremidades e na outra é utilizado um tampão;
- Inserimos água na mangueira de incêndio em pressão específica suportada em cada tipo de mangueira. A partir disso, verificamos a existência de vazamentos, se caso houver a mangueira é reprovada no teste;
- Após esse procedimento, a mangueira é esvaziada e seca, só depois que deve ser enrolada para armazenamento.
Observação: Em alguns casos em que o problema são uniões desgastadas, mal vedadas ou com vazamentos, pode ser feito um processo chamado empatação, que consiste no corte da ponta ou região danificada, substituindo por uma nova união.
AUMENTE A VIDA ÚTIL DA SUA MANGUEIRA DE INCÊNDIO
- Não utilize a mangueira de incêndio para a lavagem de áreas comuns;
- Armazene a mangueira de incêndio em local sem exposição direta aos raios solares e a produtos químicos;
- Enrole e guarde a mangueira corretamente, após secá-la;
- Não arraste a mangueira de incêndio no chão;
- Em caso de sujidades visíveis, utilize sabão neutro, uma escova macia e água para realizar a limpeza.
Se executado da maneira correta, o teste hidrostático irá garantir o correto funcionamento da mangueira de incêndio e proporcionará a segurança adequada para uma ação segura em caso de incêndio. Para isso, busque uma empresa certificada, fale com a Hiper Fire Extintores, iremos te auxiliar em todo o processo e garantir que todos os testes sejam feitos conforme as normas brasileiras.