A sinalização de emergência é um equipamento de combate a incêndio de fácil aquisição, pois possui um custo baixo, e fácil instalação. Ademais, exerce funções essenciais que podem minimizar as ocorrências e ainda prevenir para que elas não ocorram.
De acordo com a ABNT NBR 9050/2004 que trata sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as saídas de emergência devem ter um trajeto contínuo, protegido por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída que serão utilizados pelas pessoas durante a evacuação até um local seguro. Ao longo de todo o percurso deve conter elementos de sinalização que irão auxiliar para uma evacuação segura.
Ainda, há os equipamentos de sinalização de emergência que irão minimizar os riscos de um princípio de incêndio e aquelas que irão ajudar durante uma ocorrência na busca dos equipamentos de controle do fogo como os extintores de incêndio.
Assim, a sinalização de emergência tem diferentes características de acordo com a sua finalidade, são elas:
1. Características básicas:
A sinalização de emergência com características básicas é aquela que contém símbolos, mensagens e cores.
2. Características específicas:
É a sinalização de emergência que utiliza símbolos geométricos e dimensões com significados específicos.
Ainda, a sinalização de emergência possui diferentes tipos:
- Sinalização de emergência básica: é um conjunto mínimo exigido em edificações, a qual possui 4 categorias divididas pela sua funcionalidade, são elas:
- Proibição: proíbe ações que possam agravar ou iniciar um incêndio;
- Alerta: são áreas que contenham materiais combustíveis que podem causar um incêndio, explosão ou choques elétricos;
- Orientação e salvamento: indicam as rotas de saída e as ações que as pessoas devem ter para seu correto uso;
- Equipamentos: é a sinalização de emergência que indica a localização dos equipamentos de combate a incêndio.
- Sinalização de emergência complementar:
A sinalização de emergência complementar é aquela que utiliza faixas de cor ou mensagens complementares à sinalização básica.
Assim, ela irá atribuir aos elementos básicos faixas de cor para delimitação de áreas, símbolos ou mensagens escritas para indicar rotas de saída, obstáculos ou mensagens especificas que informarão possíveis áreas de risco.