Você sabe como é produzido um extintor de incêndio?

O extintor de incêndio é um dos equipamentos mais populares e de fácil aquisição e manejo. Porém, sua confecção é um sistema complexo que exige controles para que seja garantido o seu correto funcionamento.

O extintor de incêndio é composto por:

  • Uma mangueira;
  • Manômetro onde pode ser verificada a pressão do extintor de incêndio;
  • Cilindro;
  • Agente extintor que varia de acordo com a destinação de uso do extintor (local de instalação);
  • Válvula de acionamento;
  • Sifão interno.

Imagem ilustrativa – Como é produzido um extintor de incêndio

No entanto, sua fabricação inicia do corte e forja da chapa metálica, o que posteriormente iremos conhecer como o cilindro do extintor de incêndio. Para isso, é utilizada uma chapa metálica que é moldada conforme o tamanho e a forma do cilindro de extintor de incêndio. 

Depois de produzido o cilindro, é realizado o teste de volume hidráulico do cilindro de extintor de incêndio, que consiste em verificar possíveis vazamentos e avaliar a resistência do cilindro, o qual deve suportar a pressão do agente extintor. 

Ainda, é realizado o cálculo de cubagem, que consiste em preencher o extintor de incêndio com água e pesá-lo. Esse procedimento nos dá a informação da capacidade do extintor de incêndio.  

Se aprovado, o extintor passa pelo processo final de limpeza, pintura e identificação. Depois, é instalada a válvula e inserido o agente extintor, finalizando assim o procedimento de fabricação.

Após a fabricação, o extintor passa pelo teste de estanqueidade, exigido pelo Corpo de Bombeiros. Sendo aprovado no teste, é instalado o lacre e o extintor de incêndio está pronto para comercialização.

Para que não haja nenhum resíduo ou sujeira, o cilindro é limpo internamente e enfim é encaminhado para a pintura e serigrafia. Aí inicia o processo final, onde é colocada a válvula, o agente extintor e é realizado o teste de estanqueidade. Depois é inserido o lacre e é feita a embalagem final. 

Mas os testes de segurança não param por aqui, depois de todos esses passos, os extintores de incêndio precisam passar por inspeção do INMETRO, órgão que verifica se o extintor de incêndio está em conformidade com as exigências de todos os órgãos de segurança de combate a incêndio.

Isso garante que você terá um equipamento de combate a incêndio de qualidade para atuar diante de situações emergenciais. 

Por fim, o extintor de incêndio estará pronto para comercialização. A partir daí, busque empresas de confiança para adquirir seu extintor de incêndio. 

A Hiper Fire está há mais de 10 anos no mercado, atuando com grandes empresas, garantindo a segurança de vidas e patrimônios. Conte conosco!

Busca por extintores de incêndio em SP, recargas de extintores em SP e outros serviços de segurança contra incêndio? É COM A HIPER FIRE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá, podemos te ajudar?