Como economizar nos equipamentos obrigatórios sem comprometer a segurança

Como economizar nos equipamentos obrigatórios sem comprometer a segurança

Garantir a segurança contra incêndios é uma responsabilidade legal e moral de todo empresário, independentemente do porte do negócio. No caso das pequenas empresas, essa obrigação pode parecer desafiadora, principalmente quando se fala em investimento. No entanto, é possível estar em conformidade com as normas legais sem comprometer o orçamento da empresa. Neste artigo, vamos apresentar os principais equipamentos exigidos por lei e como a sua empresa pode economizar, mantendo o alto nível de segurança.

O que a legislação exige?

No Brasil, a legislação de combate a incêndio varia de estado para estado, mas segue diretrizes técnicas estabelecidas principalmente pelo Corpo de Bombeiros e por normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Em São Paulo, por exemplo, a obrigatoriedade de equipamentos de segurança é definida conforme o tipo de edificação e sua atividade, seguindo as exigências para emissão do CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) ou AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Confira os principais equipamentos obrigatórios para pequenas empresas:

1. Extintores de Incêndio

Os extintores são os equipamentos mais básicos e essenciais. A empresa deve contar com extintores adequados ao tipo de risco do local (classe A, B, C ou K) e devidamente posicionados conforme a planta e layout do imóvel.

Requisitos:

  • Devem ser recarregados periodicamente por empresa certificada pelo INMETRO;
  • É obrigatória a sinalização do local dos extintores;
  • Manutenção regular e inspeção mensal devem ser feitas por profissional capacitado.

2. Placas de sinalização de emergência

Sinalizações visuais são essenciais para orientar a evacuação do local em caso de emergência.

Devem incluir:

  • Sinais de rota de fuga;
  • Saída de emergência;
  • Localização dos extintores;
  • Avisos de perigo e advertência.

3. Iluminação de emergência

Responsável por garantir visibilidade durante uma eventual queda de energia ou incêndio.

Importante:

  • Deve permanecer em funcionamento por um período mínimo (geralmente 1 hora);
  • Exigida em rotas de fuga e áreas comuns.

4. Alarmes de incêndio e acionadores manuais

Alguns estabelecimentos, mesmo de pequeno porte, devem possuir sistemas de alarme que permitam a evacuação rápida do prédio.

Exigência comum em:

  • Escolas;
  • Restaurantes;
  • Clínicas e consultórios em prédios comerciais.

5. Saídas de emergência e rotas de fuga desobstruídas

Mesmo que não envolva um equipamento físico, a liberação de passagens, corredores e portas de emergência é uma exigência legal e vital para salvar vidas.

Como economizar sem comprometer a segurança?

A boa notícia é que cumprir a legislação não precisa ser sinônimo de alto custo. Aqui estão algumas dicas para economizar mantendo o padrão de segurança:

1. Faça inspeções periódicas e manutenções preventivas

Evite custos com troca de equipamentos danificados ou vencidos por falta de manutenção. Empresas como a Hiper Fire oferecem planos de manutenção preventiva, com cronogramas personalizados para o seu negócio.

2. Trabalhe com fornecedores certificados

Comprar extintores e acessórios de fornecedores sem certificação pode parecer mais barato, mas acaba saindo caro: equipamentos não homologados podem ser reprovados na vistoria e gerar multas.

A Hiper Fire, por exemplo, trabalha apenas com produtos certificados pelo INMETRO e oferece todo o suporte técnico para garantir que sua empresa esteja em dia com as exigências legais.

3. Peça um projeto de combate a incêndio sob medida

Nem todas as empresas precisam dos mesmos equipamentos. Um projeto personalizado evita gastos desnecessários. A Hiper Fire realiza visitas técnicas e elabora soluções adequadas para o seu tipo de negócio.

4. Capacite seus funcionários

Além dos equipamentos, é fundamental treinar sua equipe para agir em situações de risco. Ter uma brigada de incêndio interna pode fazer a diferença na prevenção e no controle de incidentes. A Hiper Fire também oferece treinamentos especializados.

Conte com a Hiper Fire para manter sua empresa segura

Com mais de 10 anos de experiência e atuação em todo o estado de São Paulo, a Hiper Fire extintores de incêndio é referência em recarga de extintores, sinalização, manutenção de equipamentos de incêndio e consultoria completa para empresas de todos os portes.

Nossos técnicos são certificados, os produtos possuem garantia e a empresa é reconhecida pelos órgãos reguladores como INMETRO e IPEM.

Se você quer garantir a segurança da sua pequena empresa, sem comprometer o orçamento, fale com a Hiper Fire. Estamos prontos para ajudar você a encontrar a melhor solução para seu negócio.

Solicite um orçamento personalizado agora mesmo e fique em dia com a legislação. Segurança não se improvisa. Conte com a Hiper Fire. Atendemos todo o Estado de São Paulo

Iniciar conversa
Olá, podemos te ajudar?