Como utilizar os extintores de incêndio?

Você sabe como devemos utilizar os extintores de incêndio?

Os extintores de incêndio são equipamentos carregados de substâncias com a finalidade auxiliar no controle de princípios de incêndio. Eles são produzidos para agir contra um dos três componentes do fogo, os quais são o calor excessivo, o material combustível ou a substância comburente (que reage com o combustível, provocando o incêndio).
Atualmente, há quatro tipos de extintores que se diferenciam no que tange o material que são abastecidos (agente extintor) e pelo tipo de incêndio que é mais indicado. De maneira geral, todos funcionam da mesma maneira, na qual um gás pressurizado força a saída do agente extintor por meio da mangueira acoplada ao extintor, como ilustrado na figura abaixo:

Fonte: Mundo Estranho (2017)

 

Os extintores de pó químico, espuma mecânica e água pressurizada possuem um manômetro (reloginho) que indica se a pressão interna do gás está correta e pronto para ser utilizado. Este manômetro deve estar no verde, para informar que o extintor pode ser utilizado em caso de emergência. Ainda, todos os tipos de extintores possuem prazo de validade e é fundamental que os responsáveis pelos edifícios e empresas estejam atentos à inspeção que deve ser realizada a cada ano, a fim de que os extintores estejam em completo funcionamento quando necessário.

Mas então, como devemos utilizar os extintores. Um breve passo a passo simplificado que pode ajudar:

  • Os extintores possuem um lacre na alavanca que deve ser puxado e retirado antes do uso. Após, deve-se direcionar corretamente a mangueira para a base do fogo. Ao pressionar a alavanca, automaticamente um sistema interno chamada haste de ativação (indicado na figura acima) é movimentado para baixo.
  • Essa haste possui uma extremidade pontiaguda voltada para a parte interna dos extintores, a qual desce e abre o tubo onde contém gás pressurizado. Quando a alavanca deixa de ser pressionada, esta abertura é consequentemente fechada.
  • Com esse processo, o gás é liberado pela parte superior do tubo e se espalha de forma rápida no interior do cilindro extintor. Assim, o gás pressiona o agente extintor para baixo, contra a base do cilindro, forçando-o a sair pela mangueira.
  • É recomendável que o usuário que estiver manejando o extintor, o agite de um lado para outro para que o material expelido aja de forma mais eficaz. O jato é liberado, em média, durante 60 segundos.

Por fim, é essencial o conhecimento da indicação de cada tipo de extintor. Abaixo a figura ilustra de forma simplificada a destinação de cada tipo:

Agora você já sabe utilizar seu extintor durante um evento inesperado! Mas antes, não se esqueça de adquirir seu equipamento com uma empresa de confiança, especializada e com anos no mercado. Para isso, a Hiper Fire Extintores possui todos os materiais necessários e disponibiliza serviços de manutenção para que você, seu condomínio e sua empresa estejam sempre seguros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá, podemos te ajudar?