O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo registrou um aumento no número de incidentes domésticos em meio ao isolamento social associado principalmente ao uso de álcool em gel, mas também ao uso frequente do fogão sem a atenção necessária e a sobrecarga em tomadas.
No mês de março do ano vigente o Corpo de Bombeiros recebeu 4.089 chamados para esses tipos de ocorrências. Se comparado ao mesmo período no ano de 2019, ocorreram aproximadamente 2 mil chamados, evidenciando um aumento substancial de 50%. Em outras regiões, como no Vale do Paraíba o aumento foi de 66%. Já na primeira quinzena de abril foram registradas 2.589 ocorrências em todo Estado de São Paulo, valor acima do registrado no ano anterior.
A venda comum do álcool 70% foi suspensa no ano 2000 devido aos riscos de incêndio e acidentes, no entanto o novo cenário que estamos vivenciando exigiu maiores medidas de assepsia, motivo esse que resultou no retorno da comercialização do álcool 70% até mesmo nos mercados.
Mas por que esse produto traz tantos riscos? O álcool possui etanol em sua composição e outras propriedades químicas que deixam as chamas invisíveis, em especial o álcool em gel, o qual pode sofrer combustão completa sem ser visível a olho nu, o que dificulta para que as pessoas vejam quando ele está sofrendo esse processo. O risco aumenta quando as pessoas o deixam próximo de objetos e locais inflamáveis, como pano de prato ou madeira, ou usam sem o devido cuidado, pois ao aplicá-lo nas mãos, é formado um campo com grande inflamabilidade.
Diante disso, é fundamental a orientação da população para os riscos e os cuidados necessários durante o uso do álcool em gel e do álcool 70%, os quais são altamente inflamáveis.
O que é INCORRETO fazer:
o Manuseio do álcool próximo a fogões, fornos, churrasqueiras e cigarros;
o Usar álcool em gel e ir cozinhar;
o Armazenamento do álcool na cozinha ou em superfícies quentes.
O que é CORRETO fazer:
o Lavar as mãos com água e sabão quando estiver em casa ou em locais que há essa possibilidade, utilizando o álcool em gel quando não puder lavar as mãos;
o Armazenar o álcool em locais longe do fogo e de fontes de caloria;
o Esperar a secagem total do produto após a aplicação nas mãos.
O que eu devo fazer em caso de um incidente ou na iminência de um incêndio?
O Corpo de Bombeiros orienta que lave as mãos com água abundante ou, em caso de chamas em um determinado local, abafá-lo com pano úmido e ligar para o 193, número de emergência.
Além disso, é essencial que em edifícios e estabelecimentos que estejam em funcionamento durante a quarentena (serviços essenciais) tenham todos os equipamentos contra incêndio em pleno funcionamento, dispondo de extintores de incêndio, sistemas de segurança e saídas de emergência sinalizadas, para que diante de um evento adverso as vidas sejam protegidas. Para isso, conte com a Hiper Fire Extintores de Incêndio, empresa especializada que possui todos os equipamentos de incêndio, além de atuar na manutenção desses produtos, como a recarga de extintores, manutenção e inspeção de mangueiras, portas corta fogo, alarmes, rede de hidrante e dentre outros serviços, consulte-nos!
Não deixe de lavar as mãos, usar máscara e álcool em gel como o cuidado necessário!