Sem dúvida você já viu uma porta corta-fogo em um prédio, estabelecimento, até mesmo no cinema. Mas você sabe como esse equipamento funciona, como é produzido e sua importância?
Nesse artigo iremos aprender um pouco mais sobre portas corta-fogo.
As portas corta-fogo possuem diversas funções, dentre elas a que carrega em seu nome, impedir a propagação do fogo. Não obstante, as portas corta-fogo também impedem a passagem da fumaça advinda do fogo, restringindo o fogo e a fumaça a apenas um local, permitindo assim que os demais locais e rotas de fuga fiquem viáveis para a evacuação segura.
As portas corta-fogo são produzidas de materiais que apresentam resistência térmica e vedação. O material mais utilizado no interior das portas corta-fogo é a fibra de cerâmica ou a lã de cerâmica e no exterior são utilizadas chapas de aço de 5mm que dão o formato à porta. Nessa perspectiva, as portas corta-fogo possuem um tempo de vida contra a fumaça e do fogo, o qual pode variar de 60 minutos a 4 horas, de acordo com a necessidade do local. Por isso, é importante solicitar o auxílio de um profissional para elaborar o projeto de segurança contra incêndio mais adequado.
Tá, mas as portas corta-fogo são realmente necessárias e obrigatórias? Segundo a NBR 11742, norma que regulamenta o uso desse e outros equipamentos de combate a incêndio, as portas corta-fogo devem ser instaladas em áreas de acesso a escadas em edifícios, áreas de acesso restrito e acesso às rotas de fuga e outros locais que tenham algum tipo de ligação com os acessos às saídas de emergência e rotas de fuga.
Por isso, busque uma empresa de confiança registrada no Inmetro e esteja dentro do que as leis exigem, garantindo segurança do seu patrimônio e dos ocupantes. A Hiper Fire Extintores de incêndio está no mercado há mais de 10 anos e conta com uma equipe treinada para atender e esclarecer suas dúvidas. Conte conosco, conte com a Hiper Fire.
Leia também: