Principais fatores que geram incêndios residenciais: fique atento!

Os incêndios são gerados por diversos motivos, alguns são pequenos descuidos presentes em nosso dia-a-dia que podem causar perdas irreparáveis de patrimônio e vidas. A precaução é o principal aliado, por meio do cuidado diário no uso de produtos inflamáveis, junto ao uso de equipamentos de segurança, como os extintores de incêndio.

Saiba agora quais são algumas causas que podem ser evitadas:

  1. Descuido com o sistema elétrico e falta de manutenção

A ausência de cuidado na instalação ou o uso de equipamentos de baixa segurança, sem unir custo benefício, está no topo da lista. Isso porque, ao comprar os equipamentos, preocupa-se mais com a economia, do que com a união do valor com a qualidade do produto. Além disso, a manutenção da rede elétrica é uma prática pouco realizada, o que resulta em redes muito antigas que não suportam a carga recebida devido ao grande uso tecnológico atual. De acordo com o Corpo de Bombeiros, essa é a causa que mais resulta em incêndios no país, por meio da geração de curtos-circuitos em residências e comércios. 

  1. Uso de botijões de gás

Atualmente, os botijões de gás estão começando a ser substituídos pelo gás encanado, cuja segurança é muito superior se instalado da maneira adequada. No entanto, ainda há aqueles que preferem os botijões, o qual não deve ser acondicionado em ambientes fechados em vista do risco de incêndio que pode causar diante de um vazamento da substância, a qual pode gerar uma explosão e um incêndio. 

O botijão deve ser mantido no exterior do local e deve ser trocado e verificado com constância possíveis vazamentos que causam mal cheiro ou barulhos, além de mantê-lo novo, sem amassados ou enferrujados. 

  1. Cigarro e bitucas

Fumantes que utilizam o tabaco no interior de casas, comércios e outros estabelecimentos podem colocar em risco o local, já que as cinzas e o próprio cigarro por um descuido podem entrar em contato com móveis, tecidos e outros objetos de fácil combustão, causando incêndios.

Por isso, a proibição do uso de cigarro em locais fechados é essencial, e o respeito à lei é fundamental para a segurança de todos.

  1. Uso incorreto de carregadores de aparelhos celulares

O uso do aparelho sem as peças originais é o que mais ocorre, muitos costumam trocar o carregador, comprar similares e muitos são incompatíveis, o que pode resultar em superaquecimento e um possível incêndio. 

Ainda, o uso constante na tomada durante o carregamento pode causar superaquecimento, já que o uso aquece o celular e o carregamento também, e em simultâneo, o risco aumenta.

Sabemos que muitas dessas causas são ações comuns diárias de muitos brasileiros. Por isso, sem um sistema contra incêndio as precauções não serão completamente eficientes. É necessário ainda a aquisição de equipamentos contra incêndio como extintores de incêndio, sinalização de emergência para evacuação, alarmes de incêndio, entre outros produtos que a equipe da Hiper Fire Extintores pode auxiliar na aquisição, manutenção e instalação.

Entre em contato com a Hiper Fire e se mantenha atualizado através do nosso Blog!

Visite nosso site: Hiper Fire Extintores – Extintores de Incêndio SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá, podemos te ajudar?