Ao falarmos sobre equipamentos de combate à incêndio, logo pensamos em extintores de incêndio, mangueiras de incêndio e hidrantes, já que esses são os mais conhecidos entre a população civil. No entanto, há muitos outros equipamentos que são essenciais em projetos de grande porte. Você síndico ou responsável precisa saber quais são os principais equipamentos de combate à incêndio para disseminar o conhecimento entre os ocupantes do local e para saber pesquisar produtos e empresas de qualidade, além de ser obrigatório por lei a sua instalação em ambientes com grande circulação de pessoas.
Segundo a Norma Regulamentadora (NR) n°23, toda empresa deve instalar em seu ambiente equipamentos de combate a incêndio, possuir infraestrutura de saída suficiente para o número de ocupantes e fornecer treinamento básico de uso dos equipamentos de combate a incêndio.
Pensando nisso, nós da Hiperfire elencamos alguns equipamentos que não podem ser esquecidos no seu projeto de segurança:
- Extintor de incêndio: principal e mais conhecido, possui pressão interna que libera uma substância, a depender do tipo de extintor, que pode ser água, espuma ou pó. Com isso, elimina focos de incêndio, auxiliando no controle da disseminação do fogo;
- Mangueira de incêndio: também muito conhecida, porém pouco manuseada pela população civil, mais utilizada pelo Corpo de Bombeiros. Há 5 tipos de mangueira de incêndio, destinadas para ambientes diferentes, busque o texto em nosso blog que explica um pouco sobre cada um;
- Alarmes de incêndio: indispensáveis para a segurança dos ocupantes, já que através dele é possível avisar a todos que há algo de errado acontecendo, pois são acionados por fogo, aumento de temperatura e fumaça. Durante a elaboração do projeto, é preciso considerar o tamanho do ambiente para designar quantos detectores são necessários, além de optar pelo modelo mais adequado (manual ou automático);
- Portas corta-fogo: utilizada em saídas de escadas, são produzidas em aço galvanizado e isolante térmico e acústico, que impede a disseminação do fogo, mantendo-o em um único ambiente;
- Bombas hidráulicas: fornece água para os hidrantes e sprinkles com a vazão necessária para exercer sua função;
- Iluminação de emergência: obrigatória em locais a partir de 2 pavimentos, é fundamental para possibilitar a evacuação segura dos ocupantes, já que ela indica obstáculos e a saída mais próxima.
Mas, não basta apenas saber quais são os principais equipamentos de combate a incêndio. É preciso saber que há detalhes a serem observados durante a sua compra:
Há normas regulamentadoras que exigem padrões de qualidade nesses equipamentos, por isso é imprescindível buscar uma empresa certificada.
Devem ser usados materiais de alta qualidade, resistentes a temperaturas e duráveis na fabricação dos equipamentos de combate a incêndio.
Antes de comprar esses equipamentos, busque uma equipe profissional para analisar o ambiente que você precisa instalá-los, a fim de que seja produzido um projeto específico. Assim, você não gasta nada além do que deveria e adquire apenas o que realmente irá atender a sua demanda.
Além disso, é necessário buscar conhecimentos sobre o funcionamento de cada equipamento, a fim de prolongar a vida útil e evitar gastos desnecessários e problemas durante uma emergência. Aqui no nosso blog você encontra diversos textos explicativos sobre o uso de cada equipamento e o local que deve ser instalado conforme as normas vigentes.
Uma das grandes falhas é a falta de manutenção preventiva e corretiva, gerando gastos e mais gastos aos responsáveis e síndicos. Tenha em mente sempre que quando falamos de equipamentos de incêndio a manutenção deve ser a primeira escolha, já que são produtos que precisam estar em pleno funcionamento para qualquer momento.
INVISTA EM EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO, PROTEJA VOCÊ, SEU EMPREENDIMENTO, SEUS OCUPANTES E SEU PATRIMÔNIO!
Fale com a Hiper Fire Extintores de Incêndio, empresa experiente, há mais de 10 anos no mercado para atender a sua necessidade com respeito, qualidade e preço competitivo!