Os extintores de incêndio são equipamentos de combate a incêndio muito conhecidos, os quais são utilizados em situações de emergência para contenção de princípio de incêndio.
No entanto, os extintores de incêndio necessitam passar por inspeções e cuidados específicos que garantam o seu uso e sua ação efetiva. No Brasil, a NBR 12962 refere padrões de inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio, além da Portaria mais atual de nº 58, de 16 de fevereiro de 2022 que acresce o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio. Aqui faremos um resumo dos pontos mais importantes desses dois documentos legais para que você se prepare diante de uma inspeção e que tenha sua segurança garantida.
A recarga de extintores de incêndio visa repor a carga de agente extintor. Vale lembrar que a recarga de extintores deve ser feita considerando aspectos de preservação do extintor de incêndio e manuseio do seu agente extintor. Então, devemos considerar:
- O extintor de incêndio deve estar em boas condições de pintura e demais itens que o compõem;
- O agente extintor originalmente empregado no extintor de incêndio não deve ser substituído nem deve sofrer alterações de pressão e quantidades designadas pelo fabricante do extintor de incêndio;
- O extintor de incêndio deve ser recarregado com agente extintor certificado de acordo com as normas vigentes;
- A carga nominal do extintor de incêndio deve ser respeitada de acordo com orientações do fabricante;
- Quando aplicável, o gás expelente também deve ser reposto (manutenção de 2 e 3 níveis em extintor de incêndio);
- Antes de realizar a recarga do extintor de incêndio, os recipientes e cilindros devem ser limpos internamente;
- Extintores de incêndio com agentes extintores sem base de água devem também ser secos internamente antes de ser realizada a recarga do extintor;
- Após a recarga do extintor, o extintor de incêndio deve ser submetido ao ensaio de estanqueidade para detecção de vazamentos.
Veja que são muitos detalhes que são exigidos legalmente para a recarga de extintores, a fim de garantir que o extintor de incêndio esteja em correto e completo funcionamento. Nessa perspectiva, busque o auxílio de uma empresa credenciada junto ao INMETRO e de confiança para te auxiliar na recarga de extintores.
A Hiper Fire Extintores de incêndio é credenciada pelo Inmetro e trabalha há mais de 10 anos para garantir a sua segurança com qualidade no atendimento e excelente custo benefício na recarga de extintores em SP. Entre em contato conosco!
Leia também:
Recarga de extintores de incêndio, busque uma empresa de confiança! – Hiper Fire Extintores SP