Soluções de combate a incêndio fundamentais para condomínios: conheça os equipamentos de incêndio mais usados

Conheça os equipamentos de incêndio mais usados em condomínios

  • Sistema de alarme de incêndio

Usado em locais com grande fluxo de pessoas, o que exige em uma situação de emergência equipamentos que permitam a evasão rápida e segura. Além de ser uma ferramenta para a segurança do patrimônio e das vidas, é uma exigência para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para edificações.

O uso de soluções como os sistemas de alarme de incêndio permite a prevenção de danos extensos à medida que é acionado no princípio de um incêndio.

Vale lembrar que é de responsabilidade do síndico ou autoridade indicada pelo condomínio buscar soluções adequadas que garantam a diminuição dos riscos em situações de incêndio que podem ocorrer e são imprevisíveis. Para isso, esse deve buscar empresas de confiança e registradas que auxiliem na elaboração de projetos com equipamentos de combate a incêndio que atendam as demandas do local a que se destina.

Edificações de pequeno porte podem optar por sistemas menores e menos complexos, como o sistema convencional. Em comparativo, locais maiores necessitam de um sistema endereçável, o qual permite localizar com maior precisão o princípio de incêndio.

Esses sistemas acionam a central de alarme, que irá sinalizar aos ocupantes a intercorrência para que as medidas de evacuação e controle do foco de incêndio sejam tomadas.

  • Detectores

Os detectores serão fundamentais para verificar a existência de fumaça ou calor no local, a partir do qual é acionado o sistema de alarme. Além de terem fácil instalação, esses equipamentos de combate a incêndio possuem excelente custo-benefício em vista de que permitem acionamento específico dos alarmes e ações de contenção prematuras que minimizem riscos.

Apesar de não ser um equipamento obrigatório, o uso dos detectores proporciona ação rápida de evacuação e de controle do foco de incêndio, impedindo o alastramento. Para isso, os detectores devem ser mantidos limpos e desobstruídos, além de passar por testes periódicos para evitar acionamentos incorretos.

  • Sirenes

Há sirenes sonoras e visuais, as quais emitem um aviso de som que pode ser escutado a longas distâncias, a fim de informar aos ocupantes que há a ocorrência de algum principio de incêndio, permitindo a evacuação do local em tempo hábil. Ainda, há sirenes com luzes, muito usadas em locais onde há ocupantes com distúrbios auditivos, promovendo acessibilidade e a segurança dessas pessoas.

  • Iluminação de emergência

São equipamentos de fácil instalação nos condomínios, com custo baixo e que proporcionam aos ocupantes maior segurança. Devem ser mantidos em completo funcionamento na ausência de energia elétrica, já que durante incêndio um dos primeiros passos é a interrupção do fornecimento de eletricidade.

  • Extintores de incêndio

Os extintores de incêndio são os equipamentos mais conhecidos, possuem fácil instalação e muitos indivíduos sabem manusear, o que facilita em uma situação emergencial, fazendo dele essencial nos condomínios, além de sua exigência para o AVCB.

Para tanto, os extintores de incêndio devem conter os lacres adequados e estarem dentro do prazo de validade. Ainda, é necessário atenção para a necessidade de recarga anual, a fim de manter a usabilidade do equipamento. A cada recarga o lacre é trocado para a cor correta, haja vista que a cada troca o lacre anterior é violado, necessitando a troca regularizada. Nessa perspectiva, busque uma empresa de confiança no mercado para não ter dores de cabeça e problemas futuros.

  • Hidrantes

Os hidrantes são equipamentos fundamentais e são instalados em cada andar dos edifícios para fácil acesso às mangueiras, às quais devem ser armazenadas com as pontas livres para manuseio rápido em uma emergência. Ainda, deve passar por testes hidrostáticos periódicos feito por empresa especializada.

  • Portas corta-fogo

As portas corta-fogo são muito conhecidas e obrigatórias nos edifícios, comumente instaladas nas áreas de acesso às escadas de evacuação. Devemos lembrar a importância do fechamento adequado das portas corta-fogo, já que só assim ela terá sua função completa de impedir a passagem do fogo, calor e fumaça para outros locais da edificação.

  • Sinalização de emergência

As sinalizações de emergência são equipamentos de baixo custo e fácil instalação, mas que exercem função importantíssima nos condomínios. São elas que irão permitir que as pessoas deixem o local com segurança, mesmo em situações extremas como altas concentrações de fumaça.

As placas de sinalização precisam ser instaladas no local correto e conterem grau correto de luminescência, para que sejam visualizadas em quaisquer condições. Vale recordar que apesar de terem materiais muito duráveis, elas possuem vida útil e exigem testes periódicos que garantam sua visibilidade.

Todos esses equipamentos de incêndio são fornecidos e instalados pela Hiper Fire Extintores, empresa há mais de 10 anos no mercado que conta com profissionais qualificados com experiência para auxiliar você na adequação do seu condomínio. Entre em contato com a nossa equipe!

Veja também: Contrato de manutenção – Por que contratar uma empresa para a segurança do seu condomínio? – Hiper Fire Extintores SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *