Combate a incêndio: Os tipos de esguichos
Os esguichos são dispositivos que controlam a vazão de lançamento de água através das mangueiras, possibilitando a emissão do jato compacto ou neblina conforme indica a NBR 14870. Há 5 tipos de esguicho:
- Esguicho regulável: mais utilizado, gera jato contínuo até neblina, alguns possuem manopla de fechamento rápido;
- Esguicho de vazão selecionável.
- Esguicho automático: utilizado junto à canhões monitores portáteis ou fixos;
- Esguicho de vazão constante: atua com vazão constante e possui manoplas que alteram a forma do jato;
- Esguicho auto-edutor (proporcionador) de espuma.
Os esguichos de incêndio são conectados à mangueira por meio de conexões Storz, regulando e direcionando a água associada ao agente extintor. Cada esguicho é instalado conforme valores apropriados designados pelo fabricante de pressão, vazão de água e alcance de jato para seu perfeito funcionamento. Devido ao uso de agentes extintores, os esguichos devem ser resistentes a choques mecânicos e às pressões estáticas e dinâmicas que suportam as mangueiras. Ainda, se necessário pode-se utilizar acessórios de vedação de borracha, seguindo a norma ASMT D 2000.
Dentre os esguichos citados, o mais utilizado é o regulável, o qual produz desde o jato sólido até a neblina. Vale ressaltar que há um 6 tipo chamado de esguicho agulheta, no entanto esses não são utilizados em combate à incêndios, pois não permitem o controle da vazão de água, produzindo apenas jato sólido contínuo, o que gera risco de inundação no ambiente, resultando em outros problemas durante a situação adversa de um incêndio.
A Hiper Fire extintores de incêndio trabalha com todos os tipos de esguichos e ajudará que você encontre o tipo ideal para o seu projeto. Consulte-nos!!