A porta corta fogo, comumente conhecida como porta da saída de emergência, tem como função primária impedir a propagação do fogo, calor, fumaça e outros componentes expelidos pela combustão para fora do ambiente de foco. Como objetivo secundário, está a rota de fuga dos ocupantes, os quais utilizam a porta corta fogo como saída segura.
O uso de portas corta fogo é regulamentado pela NBR n°11742, a qual indica a instalação desse equipamento de segurança em escadas de emergência de edifícios, em áreas de refúgio, paredes que separam áreas com produtos de maior risco para combustão, áreas de acesso restrito que tenham ligação com a rota de fuga, acesso a passarelas que permitem a passagem entre edifícios e em locais de medição e demais equipamentos fornecedores de energia elétrica.
A norma dita as dimensões da porta corta fogo, que varia conforme o ambiente a que se destina. As medidas mínimas são 80 X 2,10 e o máximo é 2,2 X 2,30, com tolerância de 2 a 3mm. Em casos de medidas onde a largura seja maior que 1,2, a porta deverá ser produzida com duas folhas.
Mas, você sabia que existem diferentes tipos de portas corta fogo? Não são todas iguais e nem são como portas comuns, já que para exercer sua função precisa ser fabricada com especificidades que garantam a segurança do produto. Veja abaixo os tipos de portas corta fogo:
- Porta corta fogo simples: fabricada em aço galvanizado, é utilizada em saídas de emergência de edifícios comerciais e residenciais e produzida com uma folha de 80 a 120 cm de largura;
- Porta corta fogo dupla: como o nome diz, ela possui duas folhas, com medidas entre 120 e 220cm de largura. É fabricada em aço galvanizado e indicada para locais com grande fluxo de pessoas, o que exige um espaço maior para propiciar a evacuação segura, como é o caso de shoppings, cinemas, teatros e espaços para shows;
- Porta corta fogo em vidro: são portas com especificações iguais a porta corta fogo simples e dupla. No entanto, há uma preocupação com a estética, dessa forma, há essa opção que possibilita um visual mais bonito. Além de vidro, há opções em aço inoxidável e aço amadeirado.
Além dos tipos conforme a suas dimensões e materiais, ainda há uma classificação de acordo com a sua durabilidade de exposição a incêndio:
- Porta corta fogo P30: é a que possui menor resistência, de até 30 minutos, por isso, recomenda-se o seu uso em áreas residenciais.
- Porta corta fogo P60: possui resistência mínima de 60 minutos, destinada a edifícios industriais e comerciais.
- Porta Corta Fogo P90: com resistência mínima de 90 minutos, é indicada para os locais de acesso à medição e fornecimento de energia elétrica, já que nesse o risco de uma grande combustão é maior.
- Porta Corta Fogo P120: resistência mínima ao fogo de 120 minutos.
A Hiper Fire extintores de incêndio trabalha com os melhores equipamentos de combate a incêndio, atendendo toda a grande São Paulo com preço competitivo e qualidade comprovada, consulte-nos!